Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

Sacramento da Crisma

O Batismo, a Eucaristia e a Crisma (Confirmação) constituem os sacramentos da Iniciação Cristã. Pela Crisma os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos da força do Espírito Santo, se tornando verdadeiras testemunhas de Cristo, pela palavra e ação. A preparação para a Crisma deve coincidir com as etapas do programa de catequese para adolescentes. Quem não percorreu este caminho receberá o sacramento da Crisma após uma preparação mínima de um ano.
A preparação não visa apenas ao momento celebrativo, mas tem os seguintes objetivos: a) levar ao conhecimento da doutrina da Igreja; b) educar para enxergar a própria vida à luz da fé, discernindo a vontade de Deus; c) levar à inserção na comunidade eclesial e na ação evangelizadora da Igreja; d) propiciar reflexão e discernimento vocacional. Na preparação dos crismandos, além dos encontros semanais, deve-se fazer orações especiais, retiros espirituais e leitura da Bíblia.
Pais, mães ou responsáveis pelo crismando e os padrinhos também devem se preparar adequadamente. Para padrinhos e madrinhas, deve-se convidar pessoas idôneas, que levem uma vida de acordo com a fé e doutrina da igreja católica. Eles devem possuir mais de 16 anos e ser capazes de cuidar para que os afilhados se comportem como verdadeiras testemunhas de Cristo e cumpram com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento. É conveniente que se assuma como padrinho ou madrinha a mesma pessoa que recebeu esse encargo no Batismo. Não podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas que levam vida conjugal sem ter recebido o sacramento do Matrimônio ou que tenham sido atingidas por alguma pena canônica. Pais, mães, cônjuges, noivos(as) ou  namorados(as) não devem ser escolhidos para padrinhos ou madrinhas.
A Crisma deve ser celebrada na própria Paróquia. Em caso de transferência, requer-se motivo justo e autorização do Pároco. Na Arquidiocese de Mariana, a idade mínima para a celebração desse sacramento é de 15 anos completos. Contudo, mais importante que a idade é a maturidade na fé e a inserção na comunidade eclesial. Havendo perigo de morte, todo Presbítero pode celebrar a Crisma em favor de qualquer pessoa batizada, seja qual for sua idade.
Durante a celebração da crisma, é conveniente que os crismandos, padrinhos e madrinhas participem da procissão de entrada, a qual possui um sentido litúrgico e deve ser acompanhada por um canto apropriado. Padrinhos e madrinhas devem permanecer ao lado do afilhado durante toda a celebração. Para a Renovação das Promessas Batismais é conveniente que cada crismando traga uma vela, a qual será acesa por alguns no círio pascal. A chama, então, deve ser passada aos demais.
Com frequência, por ocasião da Crisma, muitos também recebem a Primeira Comunhão. Nesses casos, o Bispo deve estar avisado para que possa dar o devido realce ao momento. Recomenda-se que na missa da Crisma, os crismados recebam a comunhão sob as duas espécies. A celebração deve ser alegre, festiva e capaz de envolver toda a comunidade eclesial. Deve haver clima orante e celebrativo, evitando-se movimentação e aparatos desnecessários. Os fotógrafos e filmadores devem ser orientados a não atrapalhar a celebração e não transitar no espaço do presbitério. Recomenda-se que sejam contratados fotógrafos e filmadores, evitando que outras pessoas exerçam essa função e quebrem clima de oração e recolhimento. Recomenda-se roupas modestas como camisetas próprias e um crachá legível com o nome de batismo, para que seja pronunciado no momento da unção.
Ao final, depois da oração pós-comunhão, pode haver alguma homenagem breve aos recém crismados, aos catequistas, bem como alguma palavra dirigida ao Bispo. Deve-se evitar prolongamentos desnecessários e não é necessário que o Arcebispo assine as lembranças da Crisma. O espaço que aí está indicado é para que se coloque o nome (e não a assinatura) do ministro que confere o sacramento.
Não se pode condicionar o sacramento do Matrimônio ao sacramento da Crisma, mas deve-se orientar para a recepção deste sacramento.

Fonte: Orientações e Normas para o Sacramento

 (texto adaptado)

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner