Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A mensagem dos Anjos

Por Paróquia São João Batista   Postado As  02:00   1 Comentário


A palavra Anjo indica o ofício, não a natureza, pois esses santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados de Anjos. Somente são Anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos Anjos; os que levam as maiores notícias, Arcanjos.
Foi por isso que à Virgem Maria não foi enviado um Anjo qualquer, mas o Arcanjo Gabriel; para tal missão, era justo que fosse o máximo Anjo para anunciar a máxima notícia.
Por esse motivo, também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela santa cidade, onde há plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para distinguirem uns dos outros. Mas quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado dessa missão. Assim, Miguel significa ‘Quem como Deus?’; Gabriel, ‘Força de Deus’; e Rafael, ‘Deus cura’.
Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação, dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar. Por isso, o antigo inimigo, por soberba, cobiçou ser igual a Deus, dizendo: ‘Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo’ (cf. Is 14, 13-14).
A Maria é enviado Gabriel, que significa ‘Força de Deus’. Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as Potestades do ar. Portanto, devia ser anunciado pela força de Deus o Senhor dos Exércitos que vinha poderoso no combate.
Rafael significa ‘Deus cura’, porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou ‘Deus cura’.
São Gregório Magno

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

Um comentário:

  1. “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei” (Ex 23, 20). Deus nos deu o anjo da guarda como auxílio e proteção para os perigos exteriores, como acidentes e outras fatalidades, mas também para os perigos interiores, para a nossa alma. Neste mundo estamos expostos a todo tipo de perigo e sofrimento e o Pai na sua infinita misericórdia envia a cada um de nós seus anjos protetores, devemos sempre pedir a proteção de nosso anjo da guarda!

    ResponderExcluir

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner