Chegamos ao Rio dia 21 para a Jornada Mundial da Juventude domingo. Já na segunda-feira ficamos felizes ao ver a chegada do papa Francisco em frente à catedral do Rio. De 23 a 25, participamos, pela manhã, da catequese e das missas. A cada dia, um bispo refletia sobre um tema da fé cristã. À tarde, ficávamos livres para participar de outras atividades culturais, religiosas e esportivas relacionadas à JMJ.
Ao andar pela “cidade maravilhosa”, era bonito ver, em todos os lugares, jovens que traziam consigo o kit do peregrino: camisa, boné, bolsa e cruz. Apesar da perceptível dificuldade de comunicação que havia entre peregrinos brasileiros e estrangeiros, o que prevalecia era acolhimento, respeito, amizade e alegria.
Durante a semana, por três vezes, vi o papa bem de perto passando de carro por Copacabana. Os dias que mais me emocionaram foram o sábado da vigília e o domingo, quando pude ver o papa passando no meio do povo com seus braços abertos e um belo sorriso de quem parecia já nos conhecer.
Foi impressionante ver a quantidade de pessoas que estavam acampadas nas areias da praia. Com muita dificuldade, encontramos um lugar onde, depois da vigília, tive a primeira experiência de dormir na praia, com um saco de dormir. Quando amanheceu, foi lindo ver a multidão acordando com o nascer do sol iluminando as águas do mar, enquanto mais pessoas chegavam.
A missa final de envio foi emocionante. Em meio aos 3,5 milhões de pessoas, ressoaram as palavras do papa Francisco, convocando os jovens a colocar em prática o convite de Jesus: “Ide, façam discípulos a todas as nações”. Francisco destacou: “Jesus Cristo conta com vocês. A Igreja conta com vocês. O papa conta com vocês.”.
Retornamos na segunda-feira cansados, mas motivados e contagiados por aquela grandiosa experiência de fé e amor. Voltamos com a alegria de sermos cristãos, de pertencermos à Igreja Católica, de sermos vocacionados. Do papa, ficaram as palavras fortes de encorajamento na fé e o testemunho de um autêntico homem de Deus, ele que é “um pastor que tem o cheiro de suas ovelhas”!
Seminarista Tiago
0 comentários: