A Bíblia é o nosso Livro Sagrado e deve estar em nossas mãos e em nosso coração todos os dias. Todavia, no mês de setembro, a nossa Igreja no Brasil celebra o “Mês da Bíblia”, tempo propício para aprofundarmos ainda mais sua leitura e meditarmos sua mensagem. Pois, “desconhecer as Escrituras é desconhecer o próprio Cristo”, como assevera São Jerônimo.
Neste ano de 2013, a leitura proposta é o Evangelho de Lucas, daí o tema: “Discípulos e missionários à luz do Evangelho de Lucas, que nos motiva a descobrir os passos da caminhada a ser percorrida por nós que somos hoje o Povo de Deus, fazendo a nossa travessia neste mundo”. E o lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que eu tinha perdido!” (Lc 15), que nos impulsiona a manter vivo o desejo de experimentar a presença de Deus que nos ama, ilumina e guia nossos passos pelos caminhos da vida.
Podemos considerar a experiência da comunidade de Lucas como uma constante tensão: conflito social (ricos x pobres), solidariedade, confiança em Deus que caminha junto.
A temática do discipulado missionário marca o nosso contexto de Igreja hoje. No Evangelho de Lucas, Jesus está sempre a caminho e, segundo os Atos dos Apóstolos, ser cristão é fazer parte do “caminho”.
Precisamos, portanto, olhar as etapas da caminhada do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos da convivência humana criaram a necessidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Dessa forma, é com o Povo de Deus que queremos aprender a realizar a nossa travessia de discipulado e missão.
Diácono Edir Martins Moreira
0 comentários: