Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

domingo, 29 de maio de 2016

No mundo dos doentes

Por Paróquia São João Batista   Postado As  09:35   Sem Comentários

Vivemos atualmente uma grande epidemia, a começar pelos nossos governantes. Epidemia política, moral e social. E como se não bastasse surgiu, “como uma praga do Egito”, o pernicioso mosquito da dengue, contaminando a maioria das pessoas. Em meio a tantas doenças, podemos considerar que mergulhar no mundo dos doentes é tomar um banho de experiência humana, entre gemidos de dor, entre atitudes de revolta e aceitação, de dúvidas, de fé e esperança.

É lá é que aprendemos a ser mais gente e apreciar o valor da vida. Só podemos entender o mistério do sofrimento na vivência de Deus e com Deus. Ele faz parte da vida humana. No entanto, precisamos fazer de tudo para amenizar a dor do nosso irmão. Foi o que Jesus fez. Nunca questionou o porquê das doenças, mas as enfrentou com amor.
Neste tempo onde há tantas pessoas, sobretudo as mais carentes, nos corredores dos hospitais, ou em casa, Jesus nos convida a lutar com Ele. O Cristão vê todo sofrimento através de Jesus Cristo. Bem-aventurados os enfermos que sabem vivenciar suas doenças de modo a reparar as próprias faltas. Assim, elas se tornam autênticos para-raios da humanidade ante a justiça divina. Eles realizam o que fala São Paulo: “Eu que agora me alegro nos sofrimentos por vós, e que completo na minha carne o que falta ao sofrimento de Cristo” (Colossenses 1, 24).

Certa vez, o Papa São João Paulo II, na carta apostólica Salvific Doloris (O valor Salvífico da Cruz), pediu a todos que sofrem que ajudassem uns aos outros a carregar a cruz porque “o homem no seu sofrimento, permanece um mistério intangível.
Também o bispo Dom José de Porto Alegre, após 72 dias de penosa estadia no hospital, escreveu: “Meu irmão doente, ponhamo-nos sempre nas mãos de Deus para que Ele se sirva de nossos sofrimentos para o bem de sua Igreja”.
De forma semelhante, François Mauriat afirma com razão que “a doença é uma ciência difícil. Sem a graça divina é impossível aprendê-la”. Somos finito e caminhamos para Deus, a regeneração divina se dá progressivamente porque o Criador não força a natureza, mas respeita a liberdade e a capacidade receptiva de cada um.

Assim, sinais sensíveis e externos vão abrindo de fato a transformação sobrenatural da criatura até atingir o ápice valioso da santificação.
Rezemos: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus sentimentos! Vê se não ando por um caminho fatal e conduze-me pelo caminho eterno”.
Que Jesus nos ajude a caminhar sem perder a fé e a esperança, pois vencida as lutas desta vida, nos aguarda um paraíso que jamais alguém imaginou. Fomos criados para a felicidade eterna; essa é a promessa de Jesus que vive entre nós.
 Juca

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner