Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sábado, 5 de maio de 2018

Discípulos da Paz

Por Paróquia São João Batista   Postado As  06:45   Sem Comentários

Apesar de ser considerado um país abençoado, pacífico, o Brasil é um país extremamente violento. Os números assustam. Possuidor de 3% da população mundial, nosso país é responsável por quase 13% dos assassinatos que ocorrem em todo planeta. Em 2014 contabilizaram-se 59.627 mortes, sendo que em 58% dos casos as vítimas são os jovens.

Essas cifras revelam que no Brasil acontecem mais homicídios do que em diversos países em guerra. De modo geral, a violência não só transparece nas interações cotidianas. Ela permeia também as instituições sociais, o mundo da cultura, da política, economia, gerando exclusão e desigualdade social e produzindo modos de vida violentos. Atualmente, o público-alvo da violência no Brasil é o mais amplo possível. 

Entre as vítimas encontram-se negros, índios, migrantes, imigrantes, jovens, crianças, adolescentes, mulheres e homens, trabalhadores rurais, povos tradicionais, policiais. As causas deste fenômeno também são as mais diversas: racismo, xenofobia (violência racial); homicídios, tráfico de drogas (violência contra os jovens); abuso sexual, ataques verbais e físicos, pobreza (violência doméstica); exploração sexual e tráfico humano; disputa pela terra, água (violência contra os trabalhadores rurais e povos tradicionais); narcotráfico; intolerância e fanatismo religioso; corrupção e violência no trânsito. 

Enfim, a violência como sistema no Brasil não é um fato pontual. Ela nos remonta ao período colonial de nossa história onde se intensificou e perdura até hoje uma sociedade altamente hierarquizada baseada em relações de mando e subordinação. Diante desse quadro, cabe a nós enquanto discípulos-missionários de Jesus Cristo numa Igreja em saída lutarmos por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, onde todos nós sejamos na paz e no amor, irmãos uns dos outros. 

Diácono Daniel Júnior dos Santos
Colaborador da Paróquia São João Batista - Viçosa

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner