Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sacramento do Batismo

Por Paróquia São João Batista   Postado As  09:34   Sem Comentários


O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis a Jesus Cristo.
Segue algumas orientações importantes para quem deseja pedir este sacramento para seus filhos: 
Condições para padrinhos:

Sabemos que é difícil escolher os padrinhos quando se vai batizar ou crismar um(a) filho(a). Conscientes disso, estamos divulgando as orientações da Igreja a este respeito, para ajudar os pais a recordar o sentido mais pleno dos sacramentos e para evitar constrangimentos na hora da inscrição.

A função principal dos padrinhos é ajudar os pais na formação cristã dos filhos. Portanto, na hora de escolher os padrinhos não se deve ter em conta apenas a amizade, mas também e principalmente o amor e o respeito por Deus e pela sua Igreja.

Para ser padrinho ou madrinha de batismo na Igreja Católica é necessário:
1- Ser católico

2- Não frequentar outra igreja ou religião (centro espírita, etc...).

3- Ser batizado, ter feito a primeira eucaristia e a confirmação (crisma).

4- Idade mínima de 16 anos

5- Padrinho e madrinha não precisam ser da mesma família, mas é necessário que os dois vivam em situação regular perante a lei de Deus, isto é, ou solteiro de verdade, que não vive amasiado, ou serem casados na Igreja Católica.
Também não pode estar namorando pessoa que já se casou pela igreja, pois o sacramento do matrimônio une o casal até que a morte separe os dois.

6- Aceita-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

7- É necessário que os padrinhos participem dos Encontros de preparação para o Batismo juntamente com os agentes da Pastoral do Batismo, são 4 encontros, uma vez na semana, geralmente na casa dos pais da criança.

Essas são apenas algumas orientações básicas, durante os encontros pais e padrinhos têm oportunidade de tirarem suas dúvidas a respeito do tema e também podem buscar informações no Catecismo da Igreja Católica, acessando http://paroquiasjbvicosa.blogspot.com.br/p/blog-page_5.html.

Pastoral do Batismo
Paráoquia de São João Batista 
 

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner