Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Encanto da Misericórdia

Por Paróquia São João Batista   Postado As  11:30   Sem Comentários


 Neste ano de 2015, toca-me profundamente a atitude do Papa Francisco ao citar a expressão misericordiar, mostrando a primeira missão da Igreja, que é a de ser testemunha
da misericórdia.

Misericordiar é viver a misericórdia, palavra que muda tudo, que muda o mundo, porque um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo. Na mensagem para a quaresma deste ano, o Papa pediu que as paróquias e comunidades “se tornem ilhas de misericórdia em meio ao mar da indiferença”.
Esta foto do Papa sendo atendido em confissão foi amplamente divulgada na mídia. Por isso, gostaria de refletir um pouco sobre o sacramento da reconciliação,
ou seja, a confissão.

O que é confissão? É o sacramento que celebra a misericórdia de Deus. Deus quer perdoar a todos os filhos que desejam voltar e viver bem com Ele. Quem vive o amor misericordioso de Deus é capaz de levantar-se quando cai e caminhar em direção a Deus e aos irmãos. Sobre esse assunto, São Boaventura nos aconselha: “Volta, volta, ó alma a teu Deus, porque se fizeste miserável pelo pecado. Ele é teu criador, teu redentor”.

Na cruz esplende, definitivamente, o enorme amor do Senhor de tudo. Dessa cruz, Ele nos acena para que mergulhemos no oceano de sua ternura, braços abertos para nos abraçar, parede de carne rasgada para nos receber em seu Coração.
Após assim nos inebriar nesse mar imenso de afeição, é preciso fixar a diretriz sublime de Jesus: “Sede misericordiosos como o Pai celeste é misericordioso”! Perdoar os inimigos, multiplicar os gestos de altruísmo ante a dor do próximo, fazer aos outros o que queremos que eles nos façam, não julgar ninguém, repartir as flores da amabilidade.

Enfim, a propiciação dos pecados é o apanágio dos justos, a força dos santos, o distintivo do seguidor de Jesus Cristo.
É pela confissão que o cristão demonstra a vontade profunda de conversão. Mas esse esforço de conversão não é apenas obra humana; é movimento do coração contrito (Sl 51,19), atraído e movido pela graça, a responder ao amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro.
O Papa Francisco convida a todos a experimentar a misericórdia como um caminho que inicia rumo à Pátria Eterna.
Confissão não deve ser uma tortura, mas encontro ao aconchego do Pai.
Jesus te ama, acredite!
Juca

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner