Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Família: escola do perdão e da vida....

Por Paróquia São João Batista   Postado As  16:07   Sem Comentários


Sabe qual é a melhor família que existe? A nossa! Por mais frágil e complicada que seja. Sabe qual é o pior inimigo da família real? A família ideal. É aquela “ideia” que carregamos acerca de um modelo ao qual queremos nos adequar, mas, definitivamente, não corresponde à nossa realidade.
Nem sempre o real corresponderá aos nossos ideais, e quase perenemente precisaremos, com leveza e maturidade, nos reconciliar com o real para podermos, a partir dele, construir nossa felicidade. A felicidade só será possível a partir da nossa verdade e realidade.
Como dizia Gonzaguinha: “A vida [...] é bonita, é bonita e é bonita”. E por mais que a vida nos apresente problemas e deformidades, ela sempre será um palco de belezas no qual precisaremos protagonizar nossa história.
Muitas vezes, é muito difícil conviver com nossos familiares. Todavia, precisamos amar e valorizar a família que Deus nos deu, independentemente de como são. Isso não é fácil, mas ninguém poderá construir uma vida verdadeiramente feliz sem ter a consciência tranquila pelo fato de ter lutado pelos seus e de não os ter abandonado em virtude de suas fraquezas.
Acho sábio e real o ditado que diz: “Quer conhecer alguém? É só observar como ele trata seus pais”, pois uma consciente e constante atitude de desamor com relação aos próprios pais revela uma séria e profunda deficiência no caráter e na forma de se relacionar. Nossos familiares são parte de nossas raízes. Negá-los seria negarmos a nós mesmos.
Na família aprendemos – por bem ou por mal – a repartir o que temos e o que somos, com a possibilidade de, constantemente, frequentar a escola do perdão. Assim aprenderemos a oferecer, aos outros e a nós mesmos, uma nova chance diante de cada circunstância ou erro cometido.
Pela família aprendemos a compreender a imensa fragilidade humana que envolve a todos, percebendo-nos também como seres fracos e constantemente necessitados de ajuda e atenção. A família é uma escola de vida e de construção da felicidade. Nela, o ser tem espaço para, de fato, “ser” e acontecer.
Padre Adriano Zandoná

Do livro Construindo a Felicidade

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner