Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Comprometidos com a vida, na fé, luta e esperança

Por Paróquia São João Batista   Postado As  02:56   Sem Comentários


Refletindo o tema “casa comum, nossa missão”, o fórum foi realizado em Conselheiro Lafaiete, de 27 a 30 de outubro. Mais de 700 pessoas, entre elas representantes de pastorais e movimentos populares, participaram das discussões. Na abertura, o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, lembrou a inspiração de Dom Luciano na realização do fórum pela Arquidiocese de Mariana. “Não podemos deixar que esta chama se apague, pois esta iniciativa tem-nos ajudado a enxergar melhor nossa realidade social, política, econômica e cultural”.
Para a organizadora, Silene Gonçalves, todo o sacrifício vale a pena, principalmente neste cenário em que se encontra o nosso país. “Este Fórum é o momento para fortalecermos e lutarmos por nossos direitos”, afirmou.

Foram seis eixos sobre os quais os grupos discutiram: (1) Estado do bem viver: sobre o papel do Estado e a necessidade de promover sempre a vida; (2) Saúde e segurança alimentar: a participação indígena no Fórum resgatou a tradição da cultura medicinal e terapêutica; foram expostos diversos conhecimentos sobre os benefícios das plantas; (3) Justiça restaurativa: necessidade de mudanças nas estruturas governamentais e não governamentais, no que tange aos excluídos da sociedade; (4) Água, minério e energia para a soberania: lutas populares, problemas sobre meio ambiente e saúde, entre empresas e trabalhadores; (5) Dignidade humana: questões que afetam as parcelas oprimidas da sociedade como mulheres e negros; papel da Igreja no contexto moral e ético e (6) Metodologias Populares: economia solidária, cooperativismo e associativismo.

Foram quatro as diretrizes aprovadas pelo Fórum: ao estado do bem viver (indígena), acrescentamos o pertencer (negro), o conviver (cristão) e o ser (Humanidade). Queremos um Estado a serviço da vida humana, composta pela diversidade de seres. Que o Estado seja socialmente inclusivo, justo e igualitário; politicamente ético, democrático e promotor da sustentabilidade, economia popular e solidária. Saúde e segurança alimentar: resgate e valorização do saber popular e tradicional. O desenvolvimento da agroecologia e suas redes de consumo; práticas terapêuticas tradicionais de saúde; soberania e segurança alimentar.

Também participação na “campanha permanente contra agrotóxicos e pela vida”. Justiça restaurativa: Trazer para a arquidiocese a escola do perdão e reconciliação (ES.PE.RE); ampliar os trabalhos da escola de cidadania e do Fórum Intermunicipal de políticas públicas; mapear e divulgar os índices de vulnerabilidade social nos municípios da arquidiocese; promover um trabalho mais articulado entre os diversos serviços de atenção aos dependentes químicos e suas famílias; apoiar efetivamente os trabalhos das comunidades terapêuticas. Agua, minério, e energia para a soberania: A arquidiocese de Mariana necessita tornar conhecida a Laudato Si, através de meios eficazes com foco na mudança da sociedade a partir dos oprimidos, desenvolvendo ações concretas junto aos indígenas, afrodescendentes, trabalhadores e, principalmente, aos que produzem alimentos saudáveis.
 Mª do Carmo Pereira Vieira Dimensão Comunitária

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner