Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Diretas e Indiretas

Por Paróquia São João Batista   Postado As  07:21   Sem Comentários


Refletindo sobre a questão dos irmãos afastados, a qual nos chama atenção o PAE (Projeto Arquidiocesano de Evangelização), lembro de um senhor que numa missa, ficou de cabeça baixa, durante a homilia. O padre falava de família, amor e fidelidade e, enquanto falava, olhava no rosto das pessoas, promovendo um discurso acolhedor. Penso que aquele senhor tomava para si as palavras ali proferidas. Talvez a consciência o acusasse de erros do passado. 
A partir de então, ele não mais participou de nenhuma atividade religiosa. É provável que, para ele, a igreja de nada valia, pois pessoas (aparentemente piedosas) vivem rezando, rezando e continuam fazendo coisas erradas. E ingressou no time das pessoas afastadas da Igreja. Que pena!

Algum tempo atrás, num encontro de reflexão sobre a Palavra de Deus, ocorreu-me dizer sobre a mania que temos em confiar nas nossas próprias forças, nossa autossuficiência e também das vezes que, diante das pessoas com as quais convivemos, fazemos pirraças, picuinhas e desaforos. Sim, insistimos na realização do mal, mesmo sabendo que isso não trará felicidade para nós ou para quem convive conosco. Uma pessoa no grupo, com certa rebeldia, levantou-se alegando que seria mais educado de minha parte, chamá-la num particular e fazer a correção fraterna do que ficar “jogando indiretas” e saiu às pressas do grupo. Falou assim e saiu da sala onde nos reuníamos. Francamente, eu temia escrever sobre esse assunto. É deveras delicado!

Mas tem hora na vida da gente que é preciso encarar a verdade. Eu falo por mim: A Palavra de Deus é direta. E direita. Não se pode fugir dessa realidade, enganando-se a si mesmo. Padres cometem erros, pois são humanos. Pastores de outras denominações cometem erros, pelo mesmo motivo. Médicos cometem erros. Infelizmente, alguns são fatais. Os erros existem em nossa vida, assim como os acertos. E são importantes, especialmente para nosso aprendizado. Alguns dizem que estamos no mundo para nos aperfeiçoar, mas insistimos em não aproveitar as oportunidades de aprender com os erros.

Em muitas ocasiões, achamos que é melhor afastar das pessoas, da comunidade, da Igreja. É melhor sair do grupo. E, pior ainda, passamos a desrespeitar o grupo ao qual pertencíamos, falando contra e justificando nossa atitude. No entanto, a Palavra de Deus, por mais difícil que seja praticar e viver, é direta. Diz o que precisamos, no momento em que estamos ali a ouvir. Não adianta fugir. Ela é certeira! E é para nós mesmo! Embora, em muitas ocasiões, a gente pense: “minha irmã devia ouvir isso” ou “meu chefe devia estar aqui...”. Não se pode negar e nem “tapar o sol com a peneira”. A indireta acontece somente quando nos enganamos. A gente precisa entender isso para obter da vida a plenitude que Jesus nos anunciou. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a Palavra viva que desceu do céu. Importante não nos esquecermos disso, antes de pegar em pedras para sair atirando por aí. 
Néia Fontes 

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner