Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comenda Arthur Bernardes homenageia Pe Walter e outros

Por Paróquia São João Batista   Postado As  07:40   Sem Comentários




                        



Para comemorar o aniversário de Arthur Bernardes, político brasileiro com origem em Viçosa, a Associação Comercial de Viçosa (ACV) realiza no dia 06 de agosto, a comenda Arthur Bernardes. Criada em 1983 a comenda confere, de dois em dois anos, uma medalha e um diploma a três cidadãos comprometidos com o destino do povo e que, através da inteligência, cultura e devotamento à causa pública, se mobilizam em diferentes atividades relevantes à comunidade.


A comenda recebeu este nome com o objetivo de reverenciar a memória do ex-presidente Arthur da Silva Bernardes. Desde a sua primeira edição, já foram homenageadas 70 pessoas. Este ano, na 27º edição os homenageados são: Ivone Maria Pires de Barros, Pe Walter Jorge, Zélia Motta Ramos Voorpostel e como empresário do ano, Eustáquio Roberto Gomes Santana.


As festividades aconteceram no dia 6 de agosto, às 16h30, com a colocação da corbelha de flores no monumento Arthur Bernardes, às 17h visita ao museu Arthur Bernardes. A missa em Ação de Graças foi no santuário de Santa Rita de Cássia, às 19h. E em seguida, a entrega da comenda e o baile de gala no salão de festas do clube Campestre de Viçosa. (Fonte: Revista – CulturAtividades / Agosto 2011)


Abaixo, confira os agradecimentos de Pe Walter pela comenda Arthur Bernardes, na integra:





COMENDA ARTHUR BERNARDES


AGRADECIMENTOS





Boa noite a todos!


            Em primeiro lugar, quero dizer que me sinto honrado por ter sido escolhido para receber a comenda que leva o nome de um grande viçosense e ilustre figura da política nacional. E ainda mais quando, olhando o rol dos religiosos que já a receberam, deparei-me com o nome de D. Luciano Pedro Mendes de Almeida, bispo que me ordenou e que marcou a história da Igreja no Brasil.


            Antes ainda de qualquer outra palavra, quero dizer-lhes que sinto-me na obrigação de reconhecer que esta deferência não pode ser creditada a mim tão somente, uma vez que por detrás de qualquer feito meritório que eu tenha realizado, encontra-se um número grande pessoas de bem, que acreditando na mesma causa, empenha-se prá valer junto comigo.


            Deste modo, reconheço publicamente e agradeço a imensa colaboração das centenas de cristãos da Igreja Católica em Viçosa, e em especial os da Paróquia de São João Batista, onde exerço meu ministério atualmente.


            Agradeço também aos muitos amigos em quem tenho encontrado apoio nesta cidade, os quais não se cansam de oferecer seus préstimos à causa do Reino de Deus. Aliás, quero ressaltar aqui a passagem da Carta aos Hebreus que afirma que, pelo objeto da fé, homens e mulheres deram sua vida, mesmo sem ver o fruto das promessas, mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra (cf. Hb 11). Sim, afirmo a vocês que é por vislumbrar a mesma realidade, que tenho tentado empenhar todos os meus esforços nesta mesma causa. É por acreditar que há uma realidade maior que se esconde por detrás desta nossa realidade, tantas vezes desfigurada pela injustiça, realidade que se chama Reino de Deus e pela qual Jesus Cristo deu a sua vida, que tenho dedicado também minha vida. Acredito piamente que um mundo melhor é possível e é a meta pela qual devemos gastar a única vida que possuímos. Um mundo que favoreça o sorriso de felicidade na boca de todas as crianças; que permita aos jovens acreditar que tem um futuro; que possa oferecer casa e comida boas para todas as famílias e que tenha cidades que favoreçam o bem estar de todos, especialmente dos mais pobres e dos necessitados de especial cuidado.


Sonho com a utopia do Reino de Jesus Cristo, não como uma ilusão inalcançável, mas como um ideal a ser perseguido e como a mística que deve alimentar os nossos dias nesta vida. Por isso, a toda pessoa de bem desta cidade, que investe sua vida e seus bens para ajudar a acontecer a civilização nova almejada por Deus, meu reconhecimento e minha admiração.


            Neste momento de agradecimento quero lembrar-me de minha família, pois sem uma família não se pode ter a base necessária para nenhuma edificação sólida. Meus eternos agradecimentos aos meus pais e minha saudação, neste momento às minhas irmãs, ao meu irmão, minha cunhada e meus cunhados aqui presentes.


            Não poderia deixar de agradecer também aos meus amigos e irmãos padres de Viçosa, com quem tenho a alegria de exercer o ministério sacerdotal. Aos que aqui hoje vieram, meu especial agradecimento. Ao nosso querido Pe. Geraldo Paiva, que hoje faria aniversário, minha reverência.


            Agradeço à Associação Comercial de Viçosa, que por meio de seus inúmeros associados, achou-me digno de receber esta honraria.


            Sobretudo agradeço a Deus, Senhor de nossas vidas e inspirador de todo bem. Quando fui informado que havia sido escolhido para receber esta comenda, tentei pensar em meus possíveis méritos, mas confidencio a vocês que apenas encontrei os méritos de Jesus Cristo, pois é na continuidade de sua obra, que ele edificou ao preço do derramamento de seu sangue, e também como o seu próprio ensinamento, no fazer nada mais do que minha obrigação, que posso então receber, com humildade esta comenda. 


            Obrigado a todos!                             


 Pe. Walter Jorge Pinto



































 
























































Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner