Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novembro é Mês do Dízimo!

Por Paróquia São João Batista   Postado As  11:20   Sem Comentários

O QUE VEM A SER O DÍZIMO?
Parte I
Por Monsenhor Estanislau Polakowski

"Dê cada um, conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama aquele que dá com alegria." (II Cor 9, 7).
Quando falamos do Dízimo, falamos do valor entregue sistematicamente na Comunidade Paroquial, conforme o impulso do coração.
O sentido do Dízimo é a gratuidade. O que entrego na Comunidade é a simples devolução de algo que não me pertence, pertence a Deus. O Dízimo é agradecimento pelos dons e bens recebidos de Deus. É prova de amor! A minha fé determinará o quanto devo dar de Dízimo a Deus. Colaborando com o Dízimo não adquiro nenhum privilégio, nenhum direito.
Através da pedagogia do Dízimo, o dizimista aprende as mais belas lições: a superar as amarras do egoísmo, a desapegar-se, a amar a comunidade, a perseverar, a partilhar, a dar com alegria, a vencer a insegurança.
O exercício mensal de oferecimento do Dízimo nos torna mais fortes porque requer coragem, perseverança, responsabilidade e compromisso. O Dízimo como oferta agradável a Deus é acompanhado do compromisso de justiça, fidelidade e misericórdia.
Assim, o Dízimo é partilha de todos os nossos dons: a partir do Dízimo, aprendemos a também partilhar o nosso amor, a nossa compreensão, a nossa caridade, a nossa honestidade, a nossa inteligência.

DÍZIMO, ESPÓRTULAS E OFERTÓRIO

As ESPÓRTULAS nada têm a ver com o Dízimo. O Dízimo é um dever, um mandamento bíblico e da Igreja em benefício de sua manutenção, do altar, dos seus funcionários e da casa paroquial.
O OFERTÓRIO ou COLETA que você dá durante a Missa faz parte do rito litúrgico, do qual você deve participar com alegria.
ESPÓRTULA, OFERTÓRIO E DÍZIMO SÃO DOAÇÕES DISTINTAS e uma não exclui a outra. Pelo contrário, completa e aperfeiçoa a participação. Leia e se conscientize: 1 Cor 9,1-14.

QUEM DEVE ENTREGAR O DÍZIMO?

Todo cristão consciente que tem uma renda e quer ser responsável pela sua Igreja deve entregar o Dízimo. Dízimo se entrega individualmente . Respeita-se quem  não quer entregar. A entrega será sempre individual e não familiar. Os cristãos que não quiserem entregar poderiam ser considerados ingratos, pois, não colaborando, não sabem agradecer a Deus.
Um versículo para você conferir. Disse Jesus: “Dêem e será dado a vocês, uma boa medida calcada, sacudida, transbordante.” (Lc 6,38).

QUANTO DEVO ENTREGAR?

Na Bíblia está: “O Dízimo, isto é, a décima parte de tudo que é produzido, pertence a Deus e é consagrado a Deus” (Lv 27,28-33). Quer dizer, dez por cento de tudo o que produzimos não nos pertence, mas pertence a Deus e a Ele deve ser devolvido. Contudo, a Igreja, acreditando nas palavras de Cristo que diz; “não é o homem feito para a lei, mas a lei feita para o homem”, estabelece que o cristão consciente deve contribuir com a quantia DE 10 (DEZ) A 1 (UM) POR CENTO, para que o Dízimo não seja um  peso, mas uma atitude que liberta .

Continua na próxima postagem...

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner