João Paulo II iniciou em 1985 um movimento de jovens denominado “Jornada Mundial da Juventude”, que a cada triênio acontece em um lugar diferente do planeta. Esse grande acontecimento vem inspirando e acendendo chamas nos corações vibrantes de jovens de todo o mundo, motivando-os a seguir os passos de Jesus Cristo em busca da felicidade, que é estar em Deus.
Sentir a vibração de mais de três milhões de jovens recebendo a força do Espírito Santo e sendo testemunhas de Deus verdadeiro pai é perceber que o amor é celebração, entrega, serenidade e acolhimento.
Assim foi iniciada minha Jornada Mundial da Juventude em Sidney, Austrália em julho de 2008. Com meu coração cheio de expectativas, pude sentir o que é a celebração do nome do Senhor e a força que recebemos de ver tantos jovens de histórias, culturas e personalidades diversas buscando celebrar com muita fé o exemplo de humanidade de Cristo aqui na terra. Liderados por Bento XVI, unidos em um só tempo e com um só desejo, celebramos a vida!
Ao voltar para casa, o coração exulta de vontade de contar a todos essa aventura e cresce um desejo de que mais jovens experimentem este momento. Cheios do Espírito Santo, seis jovens se reuniram e decidiram trabalhar pelas vocações. Orientados pelos Fráteres da Congregação de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, nasceu o Grupo Vocacional Misericórdia (GVM), hoje presente em quatro cidades mineiras. Vários jovens e suas famílias buscam evangelizar e conduzir outros jovens a valorização da vocação humana e de Jesus Cristo, tudo isso por meio de escolhas, conhecimento e ações pelo amor de Deus.
Ter uma Jornada Mundial da Juventude no Brasil é ter a possibilidade de que mais jovens brasileiros participem dessa caminhada pelos “Santos de calças jeans”, buscando seguir o exemplo de amor e serviço de Jesus, e estar mais perto de Deus, por meio do amor ao próximo. Sentir e conhecer a alegria e a fé de jovens de todo mundo em nossa casa confirma que muitos estão em busca de Deus e a serviço de nossa humanidade.
Marcília Medrado
Integrante do GVM
Estudante da UFV
(Marcília é a moça de óculos da segunda foto)
0 comentários: