Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quarta-Feira de Cinzas

Por Paróquia São João Batista   Postado As  16:17   Sem Comentários


A Quarta-Feira de Cinzas abre a Quaresma, 40 dias de celebração penitencial de volta ao coração do Pai. É Ele quem nos diz: “Rasguem os corações de vocês. Não rasguem as vestes”. Ele não se interessa por aparências, mas pelo coração. Não vivam de aparências. O desejo do Pai é abraçar a cada filho, de coração rasgado, arrependido.




Na primeira Leitura, Ele nos diz para vivermos uma religião de coração e não para apenas cumprir obrigação. No tempo em que foi escrita essa profecia de Joel, as pessoas arrependidas rasgavam suas roupas e punham cinzas na cabeça, em sinal de arrependimento profundo. Com o tempo, isso começou a se transformar em rito apenas, só aparência. E Deus falou com eles: “Vocês acham que eu me importo com roupas rasgadas, com um coração que não muda? Vocês acham que eu me importo com as cinzas da cabeça? Com o orgulho de vocês? Isso pra mim não tem valor. O que tem valor é o coração”.



Por isso, precisamos rasgar nosso coração. Porque o pecado nos desfigura.  E enquanto não rasgarmos o coração e deixarmos de lado a ganância, o pecado continuará nos desfigurando. Por que há tanta doença? Tantos casais se separando? Porque o nosso coração ainda não está rasgado diante do Senhor, já que, muitas vezes, dizemos que o amamos, mas vivemos uma religião de aparências. Se nós não rasgamos o nosso coração diante do sofrimento do irmão, Deus rasgará o dele. Se não rasgarmos o nosso coração, o sangue de Jesus continuará jorrando na cruz. Até quando não acreditaremos que a única felicidade verdadeira está em Deus?



No Evangelho Jesus também nos diz para não vivermos de aparências. A religião que não se importa com o outro é hipocrisia, é teatro. Que a nossa oração não seja algo vazio. Ele não precisa de nossas orações corridas. A função da oração é nos colocarmos na presença de Deus para que Ele possa falar conosco. Faça um balanço de sua vida. Entre nesta Quaresma pra valer!



“Senhor, eu sou apenas pó, mas meu orgulho me diz que não preciso do Senhor. Que eu não tenha preguiça, inveja, avareza e medo de me comprometer com o outro. Senhor, eu recebo esta cinza com o objetivo de viver a religião do coração, fiel a seus ensinamentos. Recebo as cinzas, não como um rito pagão, mas como sinal de que é o Senhor que me conduz, mudando minha vida, minha história”.
Padre Walter
(Parte da homilia da missa das 19:00 horas)


Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner