“Canta a Terra! Exulta, Jerusalém, de todo o coração, pois o Senhor revogou a sentença contra ti”.
O 3º Domingo do Advento é o Domingo da Alegria. Deus veio, em Jesus, trazer a alegria para a humanidade, não para colocar um peso nos ombros dos homens. Jesus é a alegria da humanidade, a boa notícia de Deus.
A religião que Jesus veio nos trazer, a boa nova do Evangelho é a liberdade de filhos de Deus. É a alegria de se sentir amado pelo Senhor. Alegrar-se nele, saber que Ele é bom e tirou a sentença contra nós.
Deus não se alegra com a condenação do pecador. Há algum pai que se alegra por ver um filho morrer na cadeia? Deus não se alegra de ver seus filhos morrerem no pecado. A alegria de Deus só será completa quando o pecado for definitivamente vencido e os seus filhos estarem todos livres.
Se não encontrarmos Deus, nunca teremos a alegria verdadeira. Natal é isso: Jesus entrou em nossa história para nos livrar do que nos entristece: o pecado.
Para termos essa alegria, João Batista nos ensina que precisamos aprender a partilhar. João sabe da nossa dificuldade em dividir, mas a verdadeira religião exige partilha. João também nos ensina que não teremos essa alegria se explorarmos as pessoas, fizermos falsas acusações ou usarmos o nosso trabalho ou posição social para conseguirmos vantagens pessoais.
Ajudem quem passa por necessidades! Usem o que vocês possuem para serem irmãos uns dos outros. E alegrem-se no Senhor, sempre!
Padre Walter
0 comentários: