Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Viver exige prudência!

Por Paróquia São João Batista   Postado As  03:35   Sem Comentários


Prudência significa cautela, precaução. É uma qualidade de quem busca evitar todas as fontes de erro ou dano. A igreja diz que prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir o verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo.
Os semáforos e demais sinais de trânsito sinalizam regras que, se respeitadas, todos ganham. Mas, infelizmente, muitos insistem em desrespeitá-las, pondo, assim, suas vidas e as de outros em risco.

A imprudência ocorre por parte de todos (pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas) e, por isso, com o aumento do número de carros e motos, aumentam também os atropelamentos.
Pessoas educadas e inteligentes respeitam as leis de trânsito. Nós cristãos temos ainda mais a obrigação de observar as leis e dar bons exemplos, porque o respeito e a obediência fazem parte dos ensinamentos de Jesus Cristo. Também temos que nos lembrar que pecamos todas as vezes que colocamos a nossa vida ou a de um irmão em risco. Tudo o que possa prejudicar ou causar algum dano a outros é pecado.

Diante desse cenário, uma maneira de contribuirmos para que todos vivam em uma cidade mais calma e humana é programarmos melhor nosso tempo antes de deixar nossas casas, saindo sempre 10 ou 15 minutos mais cedo.
Além disso, os semáforos abrem passagem em poucos minutos. Tenhamos mais paciência com o nosso próximo, mesmo que ele seja um pedestre lento, um motociclista apressado ou um motorista estressado. Precisamos usar de misericórdia (piedade com a miséria alheia) também no trânsito.

Outro lembrete: a pressa, quase sempre, é nossa inimiga! Seja paciente! Onde não há semáforos, atravesse somente na faixa para pedestres e espere o motorista parar e lhe sinalizar autorização para você passar.
Tenha cuidado redobrado com os motoboys! Estes nem sempre têm consciência de que somos irmãos e temos que aprender a dividir um espaço que é de todos.
Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos oriente a vivermos como irmãos, também no trânsito!
Marcelino Gouveia

Imagem: Pastoral da Comunicação

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner