Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sábado, 16 de julho de 2016

Marta e Maria... Hospitalidade e o Acolhimento

Por Paróquia São João Batista   Postado As  14:24   Sem Comentários


A Liturgia nos convida a refletir sobre a Hospitalidade e o Acolhimento.
Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos acolhe como hóspedes em sua casa e nos oferece a "melhor parte": a sua Palavra e o Pão da vida. Marta e Maria acolhem Jesus em sua casa. (Lc 10,38-42)
- MARTA preocupa-se com os trabalhos  para acolher bem o visitante em sua CASA.
- MARIA, pelo contrário, senta-se aos pés do Mestre  (posição típica de um discípulo diante do seu Mestre)  e acolhe a Palavra de Jesus em seu coração...
Duas formas sinceras de acolher... mas diante da reclamação de Marta, Jesus afirma que a atitude de Maria lhe era mais agradável, pois a escuta da sua palavra é o ponto de partida na caminhada da fé.

A Hospitalidade é um gesto sagrado desde o Antigo Testamento... Não é só abrir a porta da casa, mas é também abrir os ouvidos e o coração, para dar a nossa atenção àquele que veio ao nosso encontro.
Durante o diálogo, Maria permanece em silêncio, sinal de meditação e interiorização da Palavra de Deus.
Quem são as Martas e Marias, HOJE?

- Na Vida Prática: Você valoriza mais as pessoas, ou as coisas, os trabalhos, a casa, os negócios?
- Na Família... Você, Esposa, costuma acolher com carinho, com atenção e com sorriso o seu esposo que chega cansado do trabalho ou o seu filho que retorna da escola?
Você, Marido, mesmo cansado, escuta com interesse, sua esposa que deseja lhe contar como foi o dia? E você, Jovem, sabe dar a devida atenção a seus pais, que trabalham o dia todo por você?
- Na Comunidade...Você encontra tempo para "sentar aos pés de Jesus  e escutar a sua palavra"? Ou apenas se satisfaz em "fazer coisas"? Fato decisivo para ser "Discípulo" de Cristo, é estar disposto a escutar a sua Palavra...
- Na Sociedade... Você tem tempo para parar e escutar os que chegam até você, reconhecendo neles a voz de Cristo (ou a visita de Deus)? Ou apenas se contenta em oferecer "coisas"?
- Na Ação Pastoral... como servimos a Deus? O Evangelho nos mostra dois modos: como Marta... e como Maria... Damos o devido tempo entre Ação e Contemplação, Trabalho e Oração... Ação, sem escuta da Palavra de Deus, torna-se vazia... E Oração, sem ação, é estéril e alienante...

Que a nossa atitude não seja apenas a de Marta, nem apenas a de Maria... mas a de Marta e de Maria, juntas, se completando em nós... Cristo ainda hoje continua nos advertindo: "Marta, Marta..."
Cristo continua ainda hoje batendo à nossa porta.
Sua voz tem inúmeros timbres. Procuremos reconhecê-la e abrir a porta sem fazê-lo esperar.
Para acolher Jesus, devemos encontrar tempo para nos sentar a seus pés, escutá-lo e escutar os outros;
tempo para rezar; tempo para servir; um coração pronto e disponível.
- A Conferência de Aparecida fala em gastar mais tempo  para escutar as pessoas...
  O que poderíamos fazer nesse sentido? 
           

                        Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa (adaptação)

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner