Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

domingo, 3 de julho de 2016

"Tu és Pedro"

Por Paróquia São João Batista   Postado As  08:43   Sem Comentários


Celebramos  festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo.
 - Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão...
 - Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja...

- PEDRO, a rocha firme, conhece Cristo às margens do lago, o segue desde o começo durante toda a vida apostólica e em Cesaréia de Filipe o reconhece como o "Cristo, o Filho do Deus vivo.
- PAULO, o anunciador incansável, não o conheceu pessoalmente. Inicialmente até o perseguiu, porque anunciava um Deus diferente. Um dia, iluminado por uma luz do alto, compreendeu que Jesus era o Messias. A partir de então mudou radicalmente sua vida... Pedro e Paulo representam duas dimensões diferentes, mas complementares e viveram com alegria a comunhão na diversidade...

1. Quem é JESUS?
Na perspectiva dos "homens", Jesus é, apenas, um homem bom e justo, que escutou os apelos de Deus e se esforçou por ser um sinal vivo de Deus, como tantos outros homens antes dele. É muito, mas não é o suficiente.
Significa que os "homens" não entenderam a novidade do Messias, nem a profundidade do mistério de Jesus. Na opinião dos discípulos Jesus, vai muito além. Pedro resume o sentir da Comunidade na expressão: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo".
Para os membros da Comunidade, Jesus não é apenas o Messias esperado: é também o "Filho de Deus".
* Quem é Jesus para mim?
É uma pergunta fundamental para a vida cristã. Deve ecoar sempre em nossos ouvidos e em nosso coração. Não bastam as respostas da catequese ou dos tratados de teologia. Devemos interrogar o nosso coração e tentar perceber qual é o lugar que Cristo ocupa em nossa existência...
Devemos gastar a vida inteira confrontando e purificando nossa resposta, sempre de novo, no seguimento do Filho de Deus feito homem.

2. O que é a IGREJA?
O texto responde de forma clara: é a Comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como "o messias, o Filho de Deus". É uma comunidade organizada, onde existem pessoas que presidem e desempenham serviços.  A ela Cristo conferiu poderes de "ligar e desligar" e a garantia de que nem "as portas do inferno terão vez contra ela".
Jesus não fundou muitas igrejas...
A verdadeira IGREJA, fundada por CRISTO, foi confiada a Pedro e seus sucessores.
Por isso, celebramos também o DIA DO PAPA. O Papa é Sinal de unidade, aquele que confirma a fé de seus irmãos. O Papa continua sendo o chefe visível da Igreja na terra.
Sua missão é espinhosa, sobretudo hoje, pelas mudanças rápidas e violentas... pelas contestações dentro e fora da Igreja...
Demonstremos concretamente nosso amor para com ele, "rezando" para que Deus...
- lhe dê muita LUZ... para apontar sempre o melhor caminho para a Igreja...
- e muita FORÇA... para enfrentar com otimismo e alegria  as contestações do mundo moderno...
Relembrando o ardor missionário de Pedro e de Paulo, demonstramos o mesmo entusiasmo de "Discípulos e Missionários de Cristo"? Relembrando o Nascimento da Igreja, aceitamos uma Igreja REVELADA, fundada por Cristo, ou preferimos uma "igreja" mais cômoda, CRIADA pelos homens?
                                      Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa (adaptação) 

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner