O Seminário São José e toda a Arquidiocese de Mariana, em clima de grande festa, se alegraram com a ordenação dos novos diáconos, ocorrida no último dia 26, às 10 horas, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete. Eles receberam pela imposição das mãos e oração consecratória do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, o primeiro grau da ordem, o diaconato.
Na celebração os acólitos André Oliveira Quintão, Claudinei Lourenço de Souza, Daniel Ângelo Henriques, Euder Daniane Canuto Monteiro, Glauber Rodrigo Passos Lacerda, João Paulo da Silva e Werques Rodrigues Ribeiro receberam a nobre missão de se consagrarem para o serviço da Igreja no ministério diaconal.
Nesta festiva celebração houve uma grande representação do povo das comunidades, tanto das de origem dos candidatos quanto das comunidades por onde passaram fazendo suas experiências pastorais. A celebração contou com as famílias dos ordenandos e uma maciça presença de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. A bonita presença dos padres, em comunhão nestes momentos tão preciosos, sempre conta com uma ênfase de dom Geraldo. “É bonito ver esse espírito de comunhão entre os padres da arquidiocese”, comentou.
Essa acolhida é característica presente no clero marianense, ao qual se somam estes novos diáconos. Fizeram-se presentes também os bispos eméritos, filhos desta arquidiocese, dom Barroso e dom José Belvino, que sempre neste espírito de comunhão participam, manifestando assim sua acolhida àqueles que vêm assumindo a nobre missão que a Igreja os confia.
É neste espírito de se dedicarem, como nos lembra o tema, sendo homens do serviço aos pobres, que percebemos o bem que esses nossos irmãos fizeram ao povo de Deus durante o longo período em que eles se preparavam para assumir este ministério. Isso foi representado pela bonita e numerosa representação do povo naquela celebração, onde a enorme Basílica do Sagrado Coração, quase não foi suficiente para comportar a multidão que viera de diversas Regiões da Arquidiocese de Mariana para celebrar. Isso representa o quanto os novos diáconos dessa Igreja Particular são amados e quanto bem já fizeram ao Povo de Deus e ainda farão.
A celebração foi a consagração das vidas daqueles jovens à proteção e às bênçãos de Deus, nesta mais nova e linda missão que eles acabavam de receber.
Dom Geraldo, com sua missão de pastor, conduziu sua reflexão convidando aos candidatos a apascentarem as ovelhas que estão sedentas da Palavra viva de Jesus Cristo. Ele apresentou aos ordenandos a função do serviço que a eles era confiado: de ajudarem as comunidades a fazerem a experiência do Cristo Ressuscitado na proclamação da Palavra, no compromisso de inserção das crianças ou adultos na vida cristã através da celebração batismal, no anúncio através do sacramento do matrimônio e a importância de serem homens da caridade.
O arcebispo reforçou também a missão de estarem a serviço do povo de Deus, fazendo valer o tema da ordenação: “Escolheram sete homens para ajudar no serviço aos pobres” (At. 6, 2-3). Como “na Igreja primitiva é muito claro o compromisso com o serviço e com a justiça. A instituição dos diáconos, encarregados de zelar pelas viúvas e pelos órfãos” (PAE), assumindo a defesa dos pobres e oprimidos. Pediu também, que eles fossem homens de oração, que rezassem com o povo e para o povo, tendo sempre o espírito de comunhão com o arcebispo e com todo o presbitério.
Haverá sempre esse incentivo de estarem a serviço, fazendo transparecer neles o próprio Cristo às pessoas, sendo homens de Deus nas suas atitudes e exemplos. Assim, com grande alegria, a assembleia ali presente aclamou os novos diáconos com uma calorosa e forte salva de palmas, manifestando a alegria de tê-los como consagrados a serviço da Igreja.
Movido pela emoção e felicidade de serem ordenados, um dos mais novos diáconos, Euder Daniane, em nome de todos os neo-diáconos, proferiu o agradecimento a todos, que direta ou indiretamente participaram desta resposta ao desígnio de Deus.
Colaborou: Adriano Miguel Silva
Seminarista do 1º ano de teologia
Seminarista do 1º ano de teologia
0 comentários: