Durante todo o advento o Povo de Deus, a Igreja, clamou por toda a terra: “Vem Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar!”. Neste tempo, foi ajudado pelas figuras cheias de vigor profético, sobretudo, Isaías e João Batista, a preparar os caminhos deste encontro salvífico. Com Maria, na expectativa iminente de sua vinda, pode se admirar com as maravilhas que o Senhor realiza para aqueles que nele confiam e esperam.
Nesta noite santa do Natal de Jesus, queremos cantar com os anjos o hino da glória de Deus: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados!”. Glória a Deus que nos veio visitar e salvar, que veio plenificar todas as coisas com o seu sentido mais profundo.
Jesus é alegria dos seres humanos, Ele é a vivacidade das cores, a essência das coisas, a beleza da criação, a bondade das criaturas. Ele é a sabedoria que os filósofos buscam em profundos raciocínios, o ideal estético que os artistas tentam expressar com sua arte. Jesus é o amor que a tudo enche de ternura, de afeto, misericórdia e compaixão.
Nesta noite santa cantamos a paz entre nós e Deus porque a vinda de Jesus na carne estabelece a justiça que não podíamos alcançar por nós mesmos. Em Jesus, Deus a alcançou para nós, Deus nos alcançou, nos surpreendeu com tanta atenção amorosa. Em Jesus, nossa confiança se torna plena: estamos em paz com Deus! Para Ele podemos caminhar seguros e pressurosos, confiantes e felizes. Com o Natal de Jesus, a vida recuperou sua vida, o ser humano pode, de novo, respirar sereno e calmo, e sentir a suave brisa que lhe atinge desde a eternidade de Deus.
Passou o que era velho, agora vigora a novidade perene de Deus, em Jesus, nossa paz, nossa salvação, nosso bem.
A todos um Feliz e Santo Natal!
Pe. Walter Jorge
0 comentários: