Assim que nasce uma criança, a família logo começa a se preocupar com o dia do seu Batismo. E já pensam nos padrinhos, no almoço, nos retratos. Sim, Batismo é coisa linda, importante demais. Dia do Batizado é dia especial, dia de alegria e festa. Mas é algo sério também, e sério demais.
O Batismo é o sacramento primeiro que nos insere na vida de Deus. Ele nos faz participantes da salvação alcançada por Jesus e nos dá a vida nova no Espírito Santo. Tornamos-nos templos vivos do Espírito Santo, repletos de seus dons e livres do pecado original.
Por tudo isso, o Batizado tem que ser bem preparado. Não dá pra improvisar algo tão grandioso e fundamental para nossa vida. Também não podemos tratar de maneira superficial algo que é tão profundo.
Queremos, portanto, fazer algumas sugestões que nos ajudarão na preparação para o Batismo e na sua vivência:
· Valorizar os encontros de formação que a Igreja oferece;
· Escolher com bastante cuidado o padrinho e a madrinha de batismo, pois eles devem ajudar os pais a educar a criança na fé. A pessoa deve ter no mínimo 16 anos, ser crismada e, se não for solteira, deve ser casada no religioso;
· Pai, mãe, padrinhos e madrinhas da criança devem participar ativamente da celebração do Sacramento do Batismo;
· Todos os planejamentos devem ser feitos com muita antecedência, principalmente por causa dos encontros de preparação;
· Fazer a inscrição para os encontros de preparação na paróquia onde os pais da criança residem, embora o Batizado possa ser transferido para outra paróquia.
O Batismo torna a criança membro da Igreja de Jesus e, por isso, é bom que ela seja batizada na própria comunidade paroquial onde vai crescer, para que possa ir formando o senso de pertença àquela paróquia.
Fiquem com Deus!
Padre Walter
0 comentários: