Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

FAZER MISSÃO OU SER MISSIONÁRIO?

Por Paróquia São João Batista   Postado As  11:11   Sem Comentários


A verdadeira experiência de encontro com Jesus Cristo leva, necessariamente, a uma postura missionária. Não é possível ser discípulo de Jesus Cristo sem ser missionário. Num passado bem próximo, quando se falava em missão, pensava-se logo num grupo de padres ou religiosas que vinham de outras localidades para movimentar espiritualmente as paróquias e comunidades cristãs. Dentro desta perspectiva, a missão tinha local e dia marcado para começar e terminar.
Ser missionário era considerado quase um privilégio espiritual de um pequeno grupo preparado para esta tarefa. Hoje, graças a Deus, mudou-se a visão: ser missionário é dar testemunho de Jesus Cristo, é iluminar o mundo com o sabor de Deus, é pregar e viver os valores humanos e cristãos; é estar a serviço do Reino em todo lugar e em qualquer tempo. Neste sentido, todo cristão batizado é, por natureza, um missionário.
Ampliando o conceito de missão e missionário, ampliou-se também o conceito de terra de missão. Antigamente, quando se falava em missão, pensava-se logo em lugares distantes, desprovidos do primeiro anúncio do Evangelho. Hoje, entendemos que todo lugar é terra de missão e que devemos exercê-la no lugar onde Deus nos colocou.
São muitos os obstáculos que o cristão deve enfrentar para viver como autêntico missionário. Por incrível que pareça, o primeiro obstáculo que deve superar se encontra dentro dele mesmo. Ser missionário significa vencer o egoísmo, o comodismo e a tendência a ser o centro de tudo.  Ser missionário é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, colocando-se numa atitude de disponibilidade e serviço. 
Não raramente encontramos missionários que dão testemunho de dificuldades encontradas na experiência da missão cotidiana que, ao invés de levá-los ao desânimo, pelo contrário, serviram de motivação para continuarem no caminho de seguimento a Jesus Cristo. Estes entenderam que o cristão não apenas faz missão esporadicamente, mas deve ser missionário. Missão não é somente questão de FAZER, mas de SER.
Pe. Edmar José da Silva
Diretor do Seminário de Filosofia de Mariana

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner