Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Agressão nas Redes Sociais

Por Paróquia São João Batista   Postado As  07:21   Sem Comentários


“É muito preocupante o quanto as pessoas têm feito uso das redes sociais para espalhar mensagens de ódio. Muitos que não têm coragem de agredir pessoalmente, por medo de retaliação, o fazem tranquilamente pelas redes, como se não pudessem sofrer as consequências de seus atos. Infelizmente, confundem liberdade de expressão com liberdade de agressão. Sobre esse assunto, o papa Francisco tem nos alertado: ‘Não usem a liberdade de expressão para ofender’. Hoje, mais do que nunca, com a internet acessível a praticamente todos, se torna imprescindível assumirmos que ‘Tudo me é permitido, mas nem tudo convém’ (I cor 6, 12).

Precisamos usar nossas forças para construir a paz e lutar por melhores condições de vida para todos, com educação, saúde e salário dignos; mas isso não se faz atacando as pessoas pelas redes sociais, dizendo coisas que jamais teríamos coragem de dizer pessoalmente” (Cida Zolnier).
“Em um mundo como o nosso, marcado por um desejo de irresponsabilidade e liberdade sem limites, o testemunho do filho pródigo recorda-nos que o homem que entende a liberdade como sinônimo de fazer a própria vontade vive na mentira, pois essa mesma liberdade facilmente se converte em escravidão” (Site do Padre Paulo Ricardo).

“Usadas com responsabilidade, as redes são uma dádiva, uma vez que, além do conhecimento, trazem para perto os amigos distantes e nos levam a lugares jamais imaginados... O que vemos de ruim nas redes é apenas resultado de não nos sentirmos filhos de um Deus que tudo criou por amor a nós e que não se cansa de nos esperar, como o Pai Misericordioso da parábola. Ainda não entendemos que viemos d’Ele e para Ele voltaremos” (Cristiane).

“O ambiente virtual, que inicialmente se propunha a aumentar a integração entre os povos, tem sido utilizado na perpetração de crimes eletrônicos. Humilhar o semelhante na rede mundial de computadores tem sido, para muitos, motivo de divertimento. Para as vítimas, esse tormento pode culminar em suicídios ou até mesmo em chacinas. O anonimato não é uma realidade nos crimes cometidos pela internet. Inúmeros casos foram descobertos, porque existe um rastro deixado pelo acesso à rede mundial de computadores – o IP (Internet Protocol). Desta forma, os crimes cibernéticos ou eletrônicos têm recebido respostas firmes do Estado através do Poder Judiciário, uma vez que todas as condutas podem ser alcançadas pela legislação penal atual” (Aline Gabriela Pescaroli Casado - Advogada e Especialista em Ciências Penais).

“Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém” (Papa Francisco).

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner