Em 1Sm 17 há um episódio que nos deixa atônitos: a batalha de Davi e Golias, o gigante.
Havia guerra entre os israelitas, o povo de Davi e os filisteus, o povo de Golias. Golias desafiou um dos guerreiros de Israel e propôs que o vencedor daria a todo o seu povo a vitória.
Ora, Golias era imenso, fortíssimo e estava muito bem armado; um guerreiro treinado e habilidoso. Davi, um jovem rapaz, que até há pouco tempo era pastor de ovelhas aceitou o desafio, e deixando de lado, a espada e a armadura que o rei lhe havia dado, marchou contra Golias apenas com sua atiradeira e o cajado de pastor. Mas, acima de tudo, marchou levando consigo a fé inabalável. E então, aproximando-se daquele homem imenso disse: “ Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu porém vou a ti em nome do Senhor todo poderoso ... e ele te entregará em minhas mãos para que toda terra saiba que há um Deus em Israel” ( Cf 1Sm 14,45-57)
Às vezes pensamos que iremos vencer certos gigantes que nos fazem sofrer com nossas próprias armas; às vezes também pensamos que não há um Deus em nossas vidas e que certos problemas gigantes nos derrotarão...
Esta história narrada no livro de Samuel vem nos dizer que sim, que há um Deus no meio de nós e conosco e quem em seu nome, do seu jeito, seremos vitoriosos, mesmo sem grandes armas ou exércitos, mas em seu Santo nome, ainda que gigantes nos assustem.
Pe Walter
0 comentários: