Para que você possa fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, à luz do Espírito Santo, de forma a nada a esconder do sacerdote, que ali representa o próprio Jesus. Para lhe ajudar nesse exame, medite sobre os Mandamentos de Deus:
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
Duvidei da existência de Deus? Deixei de rezar? Tratei Deus como um objeto e não como Senhor e Pai? Culpei Deus por meus sofrimentos ou doenças? Revoltei-me contra Ele? Envolvi-me com superstições, invocações de espíritos de mortos etc.? Amei o dinheiro ou as pessoas mais do que amei Deus?
2º - Não pronunciar o nome de Deus em vão.
Fiz promessas usando o nome de Deus? Cumpri assas promessas? Blasfemei, roguei pragas, lancei maldições? Jurei falso?
3º - Guardar domingos e festas.
Deixei de ir à missa aos domingos e dias santos por preguiça ou indiferença? Cheguei à missa atrasado só para comungar? Conversei ou me distrai durante a missa?
4º - Honrar pai e mãe.
Desonrei meus pais, entristecendo-os? Desejei-lhes mal? Desobedeci-os? Fui impaciente e bruto com eles?
5º - Não matar
Expus a minha vida ao perigo? Atentei contra a vida do próximo ou contra a minha? Dirigi embriagado ou abusei no volante? Pratiquei ou aconselhei a prática do aborto? Tive raiva ou ódio do meu semelhante? Envolvi-me com drogas e excessos que prejudicam o meu corpo, templo do Espírito Santo?
6º e 9º- Não pecar contra a castidade e não desejar a mulher do próximo.
Pequei contra a castidade com pensamentos, olhares maliciosos, desejos, cobiça, toques, trajes, bailes inconvenientes, piadas imorais? Procurei ocasiões de pecado? Incentivei ou vi materiais pornográficos? Pratiquei a pedofilia (envolvimento sexual com crianças)? Tive relações sexuais fora do casamento? Cometi adultério? No meu namoro desrespeitei os limites de um relacionamento cristão? Desejei a mulher do próximo ou o marido de outra?
7º e 10°- Não furtar e não cobiçar as coisas alheias.
Furtei coisas ou dinheiro (de meus pais ou de outros)? Desviei dinheiro público? Comprei objetos sabendo que eram furtados? Causei prejuízo a alguém? Explorei a outros no comprar ou vender? Tomei algo emprestado e não devolvi? Fui invejoso?
8º- Não levantar falso testemunho.
Menti, fofoquei, falei mal dos outros? Semeei discórdia? Provoquei inimizades? Violei segredos ou cartas alheias? Gosto de ouvir falar mal dos outros?
Examine bem a sua consciência para realizar uma confissão eficaz. Fale apenas de si mesmo. Ao final, reze o Ato de Contrição.
Ato de Contrição
Ó meu Deus, eu me arrependo dos meus pecados. Ao escolher o pecado e deixar de fazer o bem, pequei contra ti e tua igreja. Tenho a firme intenção de, com a ajuda de Seu Filho, compensar pelos meus pecados e amar sempre como devo. Amém.
Pastoral da Comunicação
0 comentários: