Nesta Terça-Feira Santa, participamos da missa das 19: 00 horas em nossa matriz e seguimos o Senhor dos Passos, em procissão até o centro de Viçosa (Travessa Tancredo Neves) para o sermão do encontro, realizado pelo Padre Afrânio, pároco de Canaã.
Ao encontro das imagens de Jesus que carrega a cruz e de sua mãe Maria, o padre enfatizou a importância de revivermos a paixão de Cristo que é um acontecimento de incomensurável importância para a história: O amor supremo de Deus pela humanidade.
Destacou: “Ele nos ama mesmo quando, pelo pecado, nos afastamos dele. Com Ele, somos filhos do Pai. Somos resgatados por seu amor misericordioso. ‘Onde foi grande o pecado muito maior é a graça de Deus’, Jesus mesmo nos diz”.
“Sintonizemos as batidas de nosso coração com as batidas do coração de Jesus e de sua mãe Maria. Vamos nos transportar a Jerusalém dos tempos de Jesus Cristo. Imaginemo-nos no contexto daquela cena. Ah, se soubessem quem era aquele homem!”
O sacerdote nos convidou a contemplarmos a face transfigurada de Jesus: “Aquele que agora carrega o peso da cruz dos nossos pecados é o mesmo Jesus que encontramos nas ruas, desfigurado, com fome, sujo. Muitas vezes, nós colocamos esse mesmo Jesus na cruz quando excluímos nossos irmãos e não sabemos acolher o diferente. Muitas vezes nós continuamos a transfigurar o rosto de Cristo”.
O Padre nos exortou a refletir: “O que temos feito para pesar mais a cruz de Cristo?” Acrescentou: “voltemos nossos olhos para Deus e peçamos que Ele converta o nosso coração. ‘Convertei-vos e credes no Evangelho’, essa é a condição para celebrarmos a Páscoa. Peçamos ao Pai o dom da conversão. Agora é a nossa hora de fazermos nosso encontro com Jesus. ‘Buscai o Senhor enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto’”.
Pastoral da Comunicação
0 comentários: