Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

sábado, 6 de abril de 2013

XXIII Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Por Paróquia São João Batista   Postado As  16:48   Sem Comentários



As romarias foram inspiradas no livro do Êxodo, quando o povo de Deus, cansado das injustiças sociais sofridas no Egito, sai em busca da terra prometida. Enquanto caminham, conversam, trocam experiências e buscam alternativas para os seus problemas.
Na Arquidiocese de Mariana, a primeira Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras foi realizada em 1991, em Urucânia, região marcada pela exploração das usinas de cana-de-açúcar e etanol. A Campanha da Fraternidade daquele ano se preocupava com o mundo do trabalho.
Desde então, a romaria reforça seu caráter de luta, sempre em sintonia com a Campanha da Fraternidade proposta para cada ano. Em 2006, a romaria aconteceu em Viçosa para discutir o problema da exclusão educacional, já que Viçosa possui uma das maiores universidades do país.
Dia 1º de maio de 2013, Viçosa receberá novamente a romaria e, como a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre as lutas e desafios da juventude, o tema será “Juventude, trabalho e água: vítimas do Capitalismo”. O tema reflete a preocupação com Viçosa que sofre com a ganância de grandes empresas e com a violência contra os jovens, além de ser alvo da especulação imobiliária que invade as margens dos rios. Adicionalmente, o abastecimento de água está sendo ameaçado pelo mineroduto da empresa Ferrous que quer passar pelas terras da cidade.
Dia 1º de maio de 2013 é um dia de luta! A concentração da 23ª Romaria dos Trabalhadores será às 8: 00 horas, no ginásio da ASAV, seguida de caminhada até a Praça Silviano Brandão, onde haverá celebração da Santa Missa presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana.
A romaria é um importante evento que visa despertar as pessoas para batalharem constantemente por seus direitos. Organize-se e venha lutar por um mundo melhor e mais igualitário para todos. Participe! 
Cida Zolnier

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner