Agosto é o mês das vocações. Este primeiro domingo do mês é dedicado à vocação sacerdotal e Padre Lauro, Reitor do Seminário de Mariana, presidiu a santa missa, quando refletiu sobre essa importante vocação. Confira alguns excertos de sua homilia:
“Fomos criados por Aquele que é amor. Por isso, fomos criados para amar. Amar é a vocação de todos nós. Ninguém foi criado para ficar acumulando bens ou ficar fechado em si mesmo. Amar não é possuir pessoas ou bens. Amar é partilhar nossa existência; é sermos solidários, capazes de gastar a nossa vida para fazermos os outros felizes e, assim, encontrarmos a nossa própria felicidade.
Há varias maneiras de se viver essa vocação comum de amor. Uma delas é a vocação sacerdotal. O padre tem a missão de dar continuidade à missão de Cristo, o Bom Pastor. Padre é aquele que participa da missão de Jesus. Nosso trabalho é uma missão de pastoreio. Quando celebramos a missa e dizemos as palavras da consagração, emprestamos nossa voz a Jesus.
Precisamos ser muito agradecidos, pois hoje Deus continua chamando as pessoas, como fez no tempo de Jesus. Todos nós precisamos rezar pelas vocações e incentivá-las. O padre é o pastor da união. Ele não é aquele que possui todos os dons. Os dons estão aqui na comunidade. O padre é o ministro da unidade. Ele busca reunir a comunidade em torno da Palavra de Deus e da Eucaristia.
O papa Francisco diz que o padre tem que ter cheiro de ovelha, deve estar no meio das ovelhas. O padre tem que ter paixão por Deus e pelo povo. Tem que estar no meio do povo, sentindo suas alegrias e dificuldades para ajudá-lo a descobrir, cada vez mais, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.”
Obrigado pela presença amorosa, padre Lauro!
Feliz dia do Padre!
Feliz dia do padre, padre Walter!
Obrigado por tudo!
0 comentários: