Somos capazes de escrever livros trabalhosos, compor belas canções; gastamos horas em intermináveis reuniões, mas não O vamos ver nas cadeias, não O socorremos caído nas ruas ou O alimentamos quando tem fome. Somos capazes de juntar dinheiro fazendo sacrifícios imensos para comprar um carro novo ou uma casa maior, mas não somos capazes de Lhe dar um bujão de gás.
Os poderes públicos são capazes de obras faraônicas para atender aos grandes capitais, para realizar megaeventos, mas não há hospitais ou médicos suficientes para atender a Jesus empobrecido que morre antes do tempo; não há verbas para dar a Ele escolas dignas ou para pagar de maneira decente os professores que lhe poderiam tirar da miséria.
Por que não somos capazes de atender a Jesus Cristo que nos vem na pessoa do ser humano que sofre? Por que conseguimos nos comover até as lágrimas diante de um filme comovente ou uma fotografia que O mostram em seus sofrimentos , mas ficamos inertes quando é hora de lhe estender a mão?
Essas são perguntas difíceis, cujas respostas só poderão ser obtidas no sincero diálogo com Ele, no confronto direto com sua Pessoa na pessoa do próximo que sofre, no desinstalar-se de cômodas posições diante da TV ou do mundo idealizado que apenas existe nos muitos papéis que produzimos.
Pe. Walter Jorge
0 comentários: