Caros irmãos e irmãs, amigos e amigas,
Estou participando juntamente com outros 407 padres de todo o Brasil do XIV Encontro Nacional dos Presbíteros, em Aparecida, São Paulo. Chegamos aqui no dia 01 e ficaremos até o dia 07 deste mês, refletindo sobre a identidade e a espiritualidade dos presbíteros em tempos de mudança de época.
Somos aqui quatro representantes que foram escolhidos pelos padres da Arquidiocese de Mariana: Pe. José Eudes (Ouro Preto), Pe. Luis da Paixão (Porto Firme), Pe. Tarcísio (Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto) e eu, Pe. Walter Jorge (Viçosa).
O tema de nosso encontro foi escolhido em vistas a responder os muitos desafios que os padres diocesanos enfrentam em um momento da história da humanidade no qual se tem experimentado mudanças tão graves e profundas, que nos levam a concluir que não estamos em época de mudanças, mas sim, de verdadeira mudança de época. Sendo assim, precisamos aprofundar o conhecimento de nossa identidade e descobrir, cada vez mais, uma espiritualidade que nos dê sustento para a missão que o Senhor nos confiou.
Os dias têm sido muito proveitosos, com conferências com os padres Manoel Godoy e Jésus Benedito. Também estamos vivendo um pequeno, mas excelente retiro, que está sendo pregado pelo bispo de Conceição do Araguaia, D. Dominique. Este bispo nos levou a refletir que “no mundo líquido em que estamos vivendo, podemos ser arrastados para lugares, funções e costumes que não são aqueles que Cristo quer para o padre”. Ele lembra que a sociedade passa por transformações muito grandes, de mentalidade e de costumes, e isso também influencia o povo de Deus e seus sacerdotes. “Isso podemos ver na variedade dos rostos que temos aqui. E tudo mostra que é necessário este recentramento”, avalia o bispo.
A organização divulgou os dados estatísticos dos participantes do 14º ENP. Estão presentes 408 padres, e mais da metade tem entre 30 e 50 anos de idade. São 123 padres com até cinco anos de ministério, enquanto 205 tem entre seis e 20 anos de ministério.
Nosso encontro se encerra na terça-feira próxima. Creio que colheremos muitos frutos que ajudarão os padres do Brasil a serem os pastores que Jesus deseja e que o povo precisa para os novos tempos que já antevemos.
A todos um grande abraço e, de Aparecida, na casa da Mãe, contando com sua intercessão, envio a todos a bênção de Deus.
Pe. Walter Jorge
0 comentários: