Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

SERMÃO DO ENCONTRO

Por Paróquia São João Batista   Postado As  08:34   Sem Comentários


Hoje nos reunimos aqui para relembrar um encontro de grande significado entre uma Mãe e seu Filho. Encontro que representa o grande sacrifício de um Deus Amor que quis se fazer humano, sofrendo o peso da cruz para nos salvar dos pecados.
Jesus é esse Deus que nos ama mesmo quando nos afastamos Dele. Mesmo quando, pelo pecado, nos é tirada a Graça de sentirmos sua presença, sua paz reconfortante: “Onde foi grande o pecado, muito maior foi a Graça”.
Por amor, Deus nos oferece a liberdade. Por isso, depende de nós, abandonarmos a frieza, o racionalismo, a condição de meros expectadores e sintonizarmos as batidas do nosso coração às de Jesus e às de Maria.
Este Jesus é o mesmo que encontramos muitas vezes com rosto desfigurado de fome à porta de nossa casa, à beira da rua, vivendo a desumanidade das prisões. Quanto peso colocamos nessa cruz que agora Ele carrega quando, com o nosso coração envenenado, não sabemos acolher nossos irmãos. 
A Campanha da Fraternidade deste ano quer nos lembrar que o mundo atual está doente e sofre por falta de fraternidade. Há mão de obra escrava, discriminações e desrespeito à dignidade humana. Sem compromisso com a promoção da vida humana digna e justa não há celebração da Páscoa! 

“É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal 5,1). Com a sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus Cristo libertou a humanidade das amarras da morte e do pecado. Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense na adoção de crianças para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz.
Jesus Cristo, Senhor dos Passos, coloca Tuas Mãos benditas sobre nós. Quantas vezes nos sentimos completamente sem forças para prosseguir carregando nossa cruz. Precisamos que Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz, reergam-nos e nos curem. Precisamos que nos libertes da dureza de coração, que nos impede de melhor servirmos ao Pai. Mude nosso coração, com o toque consolador de Tuas Mãos!  

Como sofre nossa querida Mãe! Ela tem o coração traspassado pela espada da dor de tantos desencontros da humanidade com Deus. Quantas mães hoje têm o coração traspassado de dor por verem seus filhos nas drogas e vícios, presos, violentados e, como Jesus, morrendo, por não haverem encontrado a quem lhes estendesse a mão. Ao sofrimento dessas mães se une o amor da Mãe Maior, Maria Santíssima.
Ó Mãe das Dores, que tanto chorastes por vosso Filho que veio nos salvar. Dai-nos o verdadeiro arrependimento de nossas faltas e uma sincera mudança de vida. Ó Mãe, pela dor que experimentastes vendo vosso Filho no meio de tantos tormentos, alcançai-nos o amparo nas nossas dores de cada dia. Por piedade, não deixeis de nos amparar na aflição. Recebei-nos em vossos braços para que vendo a Jesus, participemos convosco das alegrias do céu!    

O olhar de Maria é o olhar que toda mãe teria se seu filho estivesse no lugar de Jesus. Mas seu olhar é também de cúmplice na fé de quem sabe, como Jesus, que o Pai fará triunfar seu imenso amor por todos os homens.
Coloquemo-nos, diante de Jesus e de sua mãe, toda a nossa vida. Peçamos por todos nós. Que nosso país possa se encontrar com o Senhor, e trilhar os caminhos que Deus preparou. Que vençamos nossos desencontros neste mundo, onde a falsidade é tão descarada. Voltemos nossos olhares para este encontro e deixemos que ele nos contagie, e mova o mais íntimo de nós, que nos converta verdadeiramente o coração".
Padre Edir
Viçosa, 15/04/14

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner