Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Viver a Caridade pela Confissão

Por Paróquia São João Batista   Postado As  14:13   Sem Comentários



 
Pelo Sacramento da Reconciliação, o cristão recebe da misericórdia de Deus o perdão de seus pecados e, ao mesmo tempo, é reconciliado com a Igreja, à qual feriu com o pecado.

O pecado é uma ofensa a Deus; somente Ele pode perdoá-lo! Jesus, Deus bendito, tem o poder de perdoar os pecados: “O Filho do homem tem o poder de perdoar os pecados sobre a terra” (Mc 2,10). Esse poder Ele concedeu à Igreja, para que o exerça em seu nome: “Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação” (2Cor 5,18). Na potência do Espírito do Cristo ressuscitado, a Igreja continua a obra de Jesus de perdoar, em seu nome, os pecados.

Existe remédio para o pecado? Sim! Uma contínua conversão pela penitência, pelas atitudes que revelam mudança interior, conversão do coração. “A penitência interior é uma radical reorientação de vida, um retorno a Deus com todo coração, uma ruptura e aversão ao pecado, juntamente com a reprovação das más ações que cometemos” (n. 1421).

O Sacramento da Penitência insere-se numa atitude mais ampla de volta a Deus e no profundo sentido existencial de que somos pecadores. O pecado é uma ruptura da comunhão com Deus. Ele nos desarruma interiormente e nos faz também romper com os irmãos na fé. O pecado provoca sempre uma ferida não só em nós mesmos, mas também em todo o Corpo de Cristo, que é a Igreja: eu me torno um membro ferido do Corpo de Cristo, prejudicando todo o Corpo do Senhor.

Assim, o perdão nos restitui a amizade e a graça de Deus, dando-nos a verdadeira paz interior, uma verdadeira ressurreição espiritual. O Sacramento também nos reconcilia com a Igreja, comunhão dos irmãos em Cristo. A Reconciliação fortalece também a Igreja, pois cada membro seu que é curado fortalece todo o Corpo de Cristo.

O sacramento deixa-nos mais forte no combate contra o pecado e as más tendências! A Igreja pede que, pelo menos uma vez ao ano, na Páscoa do Senhor, nos confessemos e comunguemos. Isso é o mínimo! Quem ama não dá só mínimo.

Assim, o Sacramento da Confissão é um meio de caridade que nos reconcilia com Deus, com a comunidade e conosco mesmo. Isso é de suma importância para a caminhada cristã e para o nosso processo de conversão.

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner