Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brasil com mais saúde

Por Paróquia São João Batista   Postado As  05:06   Sem Comentários


Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde alertam que os brasileiros engordaram. Há seis anos, 43% da população estava com sobrepeso e 11% era realmente obesa. Hoje são 48,5% e 15,8%, respectivamente. O espantoso aumento da obesidade é tratado como uma verdadeira epidemia pelos endocrinologistas. Por que a situação é tão preocupante?
A obesidade é o acúmulo de tecido gorduroso capaz de trazer danos à saúde e os especialistas se baseiam em alguns parâmetros para diferenciar quem já corre riscos de fato. O cálculo de índice de massa corporal, o IMC, é o método mais utilizado para definir se o paciente é obeso ou não. Para fazer o cálculo basta dividir o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Por exemplo, se o peso da pessoa é 75 kg e a altura 1,68 m, o cálculo será: 75 ÷ 1,68 x 1,68 , ou seja, 75 ÷  2,82 = 26,6. Os graus de obesidade, de acordo com os endocrinologistas são:
                                      <18,5           Baixo peso
18,5 a 24,9   Normal
25 a 29,9      Sobrepeso
30 a 34,9      Obeso (classe I)
35 a 39,9      Obeso (classe II)
>40              Obesidade (classe III)

As futuras mamães devem se alimentar corretamente e evitar “comer por dois”. Um bom acompanhamento durante os noves meses é essencial para manter a linha. O Ministério da Saúde recomenda o ganho de 12 a 14 quilos na gestação. A mulher que engorda além da conta fica mais suscetível a sofrer males como a hipertensão e o diabete gestacional, que favorecem partos prematuros.
E para os menores? Infelizmente, a molecada dos dias atuais não é atraída pelas brincadeiras do passado. Muitos preferem passar horas diante do computador a empinar pipas ou brincar na quadra. Soma-se a isso uma grande oferta de comida calórica. Por isso, crianças também precisam de acompanhamento médico.
O explosivo aumento da obesidade ao redor do globo traz no seu rastro a inflação do número de casos de diabete. A doença compromete todo o organismo: sistema circulatório, rins, membros inferiores e olhos.
Embora soe batido, adotar o quanto antes uma alimentação saudável, rica em hortaliças, frutas e grãos integrais, além da prática de exercícios é o melhor caminho para manter a forma.
Fonte: Revista Saúde

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner