A disputa pela água exige atenção cada vez maior. Em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Enquanto isso, os recursos hídricos do planeta estão sendo contaminados. 22 de março foi estipulado como o Dia Mundial da Água por recomendação da ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92.
A ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, para conscientizar a população mundial a respeito dos desafios do gerenciamento da água do planeta e da necessidade de um esforço global para enfrentar o problema. Existem dois riscos: o risco de escassez por aumento da demanda e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível.
A demanda cresce não apenas devido ao aumento da população, mas também por causa de mudança de hábitos, incremento da renda e outros fatores. Não é a água que pode faltar já que a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há milhões de anos. O problema é o aumento de demanda que faz com que a mesma quantidade seja disputada por um maior número de usuários, além da redução da disponibilidade pela contaminação.
A ONU estima que, até 2025, 2/3 da população mundial seja afetada, de alguma forma, por falta de água potável. O Dia Mundial da Água busca prevenir esse cenário estimado para 2025. Apesar de iniciativas e campanhas como essa, a água ainda é pouco valorizada pela sociedade. A população está acostumada a pagar pouco e a desperdiçá-la, sem se importar em ver um rio ou riacho contaminado. Para piorar ainda mais a situação, no Brasil, menos de 40% do esgoto é tratado.
Faça a sua parte: não desperdice água e não jogue lixo nos rios!
Fotos: Cida Zolnier
Localidade: Inhotim, Brumadinho, MG
0 comentários: