“Hoje participaremos da procissão, seguindo este Jesus que carregou a nossa cruz, que sofreu com os espinhos dos nossos pecados. Ele fez isso para que Deus pudesse nos encontrar. Todos nós estávamos afastados dele por causa do pecado. Fazemos essa procissão não por tradição ou porque nossa família fazia assim. Isso é folclore. Não estamos fazendo folclore, estamos revivendo fatos da nossa salvação.
Aquela noite foi trágica para Jesus. A primeira traição foi de a Judas porque não aceitava o projeto de Jesus. Infelizmente, como Judas, muitas vezes, nós ainda consideramos as coisas mais importantes do que o amor. A gente considera ter coisas mais importantes do que ter amor no coração e ser capaz de perdoar. Era noite no coração de Judas. Quando ele deixou Jesus, deixou a luz do mundo.
Jesus carregou a cruz na via da dor para encontrar a nós que, muitas vezes, não conseguimos nos entregar a Deus pelo perdão. Os anos passam e muitos não conseguem abrir o coração. Por isso, hoje Ele passa deixando seu sangue derramado, para que nós possamos ter a capacidade de amar. Ele se deixou amarrar e pregar na cruz, para que nós não ficássemos amarrados a nada, a nenhum pecado, a nenhum vício que, por anos a fio, desfigura a nós que somos imagem de Deus.
Ele se deixou pregar para que nós não ficássemos presos à cruz da infidelidade, das palavras mal ditas, dos sentimentos mal vivenciados. Por isso, Ele vem ao nosso encontro! Também por isso, vamos caminhando com Ele, para encontrar o Pai que nos ama.
A segunda traição sofrida por Jesus foi a de Pedro. Quantas vezes nós também fazemos o mesmo? Falamos que vamos amá-lo, segui-lo e mudar de vida. Depois, por nada, o traímos. Na cruz, Ele morreu por Pedro e por todos nós. Somos filhos do dia, da liberdade, da vida que nasce com Ele. Fora dele não há vida. Façamos este encontro com Jesus. Peçamos a Ele que nos ajude a nos deixar encontrar pelo Deus que nunca desistirá de nós”.
Padre Walter (homilia da missa das 19:00 horas na Matriz)
A procissão seguiu até o centro de Viçosa, onde a imagem do Senhor dos Passos encontrou a de Nossa Senhora das Dores. O Sermão do Encontro foi proferido pelo Diácono Sérgio e, apesar da chuva, as pessoas se mantiveram atentas às suas palavras.
0 comentários: