Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

domingo, 2 de junho de 2013

“Dize uma palavra e o meu servo ficará curado”

Por Paróquia São João Batista   Postado As  13:08   Sem Comentários


O centurião romano atribui força e eficácia à palavra de Jesus. Por sua experiência do mundo militar, ele sabe que tal “palavra” realiza o que expressa, independentemente da presença de quem a profere; por si só a palavra tem uma força expansiva e um dinamismo criativo.
De fato, o mundo foi criado porque foi dito: “Que exista a luz!” A Criação é um acontecimento que surge da Palavra. Deus é Palavra e, em Jesus, ela se faz carne.
Através de suas palavras, Jesus põe em movimento a realidade, reconstrói pessoas feridas em sua dignidade, comunica saúde onde há enfermidade, faz emergir a vida onde impera a morte.
A palavra pode ferir ou curar, construir ou destruir, distanciar ou aproximar... Proferida no calor aquecido por mágoas ou ira, penetra como flecha envenenada. Obscurece a vista e instaura a solidão. Mas a palavra também salva. Palavra que é expressão de carinho, alegria, acolhimento ou amor é como brisa suave que ativa nossas melhores energias.
É extraordinário perceber como as palavras ditas com cuidado e amor (pedagogia de Jesus) produzem efeitos benéficos para o ser humano. Essas palavras são bem-aventuradas, pois são capazes de fazer crescer, sustentar, edificar as pessoas para o convívio social, humano-afetivo, espiritual. São palavras que trazem luz e calor, infundem confiança e segurança.
As palavras jamais deixam as coisas como estão. Elas não se limitam a transmitir uma mensagem; elas têm uma força operativa, desencadeiam um movimento... Quando falamos, algo acontece, muda alguma coisa dentro de nós e ao nosso redor.
S. Inácio, nos Exercícios Espirituais, nos diz que “o amor consiste mais em obras do que em palavras”. É verdade! Mas pôr amor nas obras não nos impede de pô-lo também nas palavras, e isso implica comprometer-nos a cuidar da qualidade daquilo que falamos.
O fato é que há palavras que, mesmo que não sejam necessárias, tem uma força enorme. Podemos pôr muito amor nas obras e também empapar nossas palavras desse mesmo amor, porque nas palavras nos dizemos e nas obras nos realizamos.
Padre Adroaldo

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner