O sétimo dia da novena foi de uma criatividade sem medidas! A Paróquia de Fátima veio celebrar conosco e, além da alegria costumeira, apresentou um pequeno teatro, fez uma bela procissão de ofertório e caprichou em tudo! Vieram muitas pessoas daquela Paróquia, o que deixou o nosso coração aquecido e feliz!
Durante a homilia, Padre Wander refletiu sobre o tema da novena “Venha a nós o vosso reino” e destacou:
“Hoje queremos refletir de uma forma especial sobre a família como preservadora dos valores do reino. Quando falamos de família, temos uma tendência a ficar reclamando e acusando, dizendo que o mundo acaba com as famílias, que a TV as corrompe e outras coisas. Quando fazemos assim, nos fechamos em nós mesmos, criando redomas de vidro, como se pudéssemos proteger nossas famílias de tudo de ruim que há por aí.
A família nasce para ser sinal de Deus; testemunha do Reino no mundo. Família cristã é aquela que testemunha Jesus no mundo, com o seu jeito próprio de ser. A família de Nazaré não se fechou em seu mundinho. Ela estava sempre no meio do povo. Ela nos mostra a importância de se festejar e celebrar. Assim, gostaria de deixar três mensagens:
Festejar: A festa é sinal de um povo alegre, feliz: “Alegrai-vos no Senhor”. As pessoas precisam sentir que temos uma alegria que brota no coração. Família, alegria e festa, mas em seu meio também podem acontecer desencontros.
Dialogar e acolher: Às vezes, parece que nos perdemos uns dos outros, mas a família de Nazaré vem e nos ensina que precisamos dialogar. É na escuta que cresceremos como família. Maria, muitas vezes, ouvia as coisas de Jesus e mesmo que não entendesse, acolhia o que ouvia. Essa é a nossa missão: escutar o pequeno que sofre. Precisamos dialogar com o mundo. Evangelizar é lançar sementes; é saber ouvir, entender o outro.
Caminhar junto: A família de Nazaré se mistura ao mundo, se encarna na realidade, caminha com o povo, viaja com ele nas caravanas para as festas. Essa família não faz parte de uma elite separada; Jesus é educado para participar da vida do povo. Não educam bem os pais que querem proteger demais os seus filhos e não os deixam correr riscos. É preciso que a família seja um espaço para se formar bons cidadãos, mas ela não nasce para si mesma. Ela precisa ir ao encontro do diferente, preservando e partilhando seus valores. Precisamos ser família que celebra na alegria, caminha com o outro e o acolhe. Que o senhor nos conceda a alegria do Reino!
Música muito animada!
E, como sempre, comidas deliciosas!
Agradecemos o carinho da Paróquia de Fátima e de todos que participaram e trabalharam conosco!
Esperamos por você hoje à noite.
0 comentários: