Atualmente, muito se têm falado de políticas públicas relativas à diminuição das desigualdades sociais. Percebe-se que alguns grupos antes considerados à margem da sociedade passaram a ocupar novos espaços de inserção social e institucional. Entretanto, para os surdos, ainda faltam ações que possibilitem essa inclusão social, pois muitos lugares ainda não estão preparados para recebê-los de maneira plena.
Preocupados com a inclusão dos surdos na Igreja Católica e partindo dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo, a paróquia São João Batista têm desenvolvido um trabalho com agentes de evangelização (catequistas e coordenadores) de ensino de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
A LIBRAS é o meio de comunicação dos surdos, instrumento e mediação do diálogo com os outros e com Deus. Por meio dessa língua é possível conversar sobre os mais diversos assuntos, fazer orações e promover ensinamentos bíblicos.
Além de conhecer a língua usada pelos surdos, é preciso respeitar a identidade e a cultura dos mesmos, valorizando as suas potencialidades e eliminando os preconceitos.
É importante que os surdos participem da vida da comunidade, das celebrações eucarísticas e dos sacramentos, para conhecerem, celebrarem e testemunharem Jesus Cristo na sociedade.
O Curso de Libras é aberto a todos os interessados e está sendo oferecido por professores da Universidade Federal de Viçosa e APAE, gratuitamente, na Escola Estadual Padre Álvaro, Bairro Nova Era, às sextas-feiras de 19:00 às 20:00 horas. Participe você também!
Graça Nunes, Michelle Nave e Elisa
0 comentários: