Lugar de ser feliz!


Seja bem-vindo!

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Menino, o Rei e o Bom Velhinho

Por Paróquia São João Batista   Postado As  03:06   Sem Comentários




Conta-nos São Mateus que o rei Herodes, ao saber que em Belém havia nascido um menino, tentou eliminá-lo já no berço, mas não conseguiu; o bom José tomou o menino e sua mãe e fugiu com eles para o Egito. Enquanto isso, Herodes espalhava terror e luto em Belém e arredores, com a ordem para que todos os meninos abaixo de 2 anos de idade fossem mortos (Mt 2).

São Nicolau, um bispo do 4º século nascido em Mira, na atual Turquia, e cujo sarcófago está conservado na catedral de Bari, no sul da Itália, compreendeu bem a festa do Natal: saía pelas ruas distribuindo presentes aos pobres, sobretudo às crianças. Queria, assim, compartilhar a festa e a alegria com todos, porque o Natal de Jesus era um imenso presente de Deus para a humanidade inteira!

Na Idade Média, São Francisco de Assis não se cansava de contemplar o “sublime mistério” do Natal: o Grande Deus veio a nós na simplicidade e na fragilidade de uma criança! Francisco, poeta e cantor da beleza, quis que a cena do Natal de Jesus, narrada nos Evangelhos, fosse percebida concretamente e “criou” o presépio, com a ambientação e os figurantes dos relatos bíblicos sobre o nascimento de Jesus. A tradição dos presépios no Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo cristão.

Os tempos modernos deram-se conta de que o Natal tinha um apelo comercial muito bom e vendia bem! Natal virou coisa para comprar! E para promover melhor o seu consumo, foi criado um garoto-propaganda, chamado Papai Noel, o “bom velhinho”, de barbas brancas, botas, roupão vermelho e gorro de lã.

O Natal, então, se tornou a festa de Papai Noel. E o menino Jesus, onde ficou? Não era dele a festa? Presépio? Em seu lugar, uma árvore enfeitada de duendes, bruxas e bichinhos da Disney. Será que o “bom velhinho” – hô-hô-hô – está conseguindo o que Herodes não conseguiu com sua ira - eliminar o menino da cena?


Cardeal Odilo P. Scherer (Arcebispo de São Paulo)

Publicado em O Estado de São Paulo, ed. de 10.12.2011

Sobre o autor

Paróquia de São João Batista - Viçosa - MG

0 comentários:

Voltar ao topo ↑






© 2013 Paróquia São João Batista, Viçosa-MG
Produzido por E.S WebDesigner